(67) 99980-0266

Rua Panambi, 465 - Bairro Tiradentes - Campo Grande - MS

  • (67) 99980-0266
  • idiomas
Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato O Corretor Cadastre seu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Notícias Lançamentos--Lotes na Planta em Condomínio Fechado--Apartamentos na Planta--Casas na Planta em Condomínio Fechado Simulação

Notícias

Segundo especialistas, os financiamentos imobiliários podem ficar mais atrativos com a redução da taxa básica de juros

23/06/2020 - Como a taxa Selic impacta o setor de imóveis

noticias

O comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros, chamada de taxa Selic, para 2,25% ao ano, com corte de 0,75 ponto percentual. Este é o menor patamar desde o início da série histórica, em 1986. No caso do mercado imobiliário, especialistas indicam que essa diminuíção pode contribuir para que as taxas de financiamento fiquem mais atrativas.

"Quanto menor for a taxa, mais vantajoso para quem toma empréstimo no banco. A redução histórica da taxa Selic possibilita um cenário mais favorável paa aquisição de imóvel, já que o financiamento bancário é a modalidade de crédito mais buscada pelos brasileiros para concretizar a compra", explica Sandro Carlesso, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES).

Nesse sentido, o panorama é muito positivo para comprar um imóvel, ressalta Francisco Rodrigues, economista e educador financeiro. "Nos últimos meses, os juros do financiamento têm diminuído. Isso já vem sendo sinalizado pela Caixa."

Para ele, a Selic afeta a vida das pessoas por movimentar e influenciar a inflação. "Se ela estiver maior, a inflamção será maior. Com a inflação menor, gera um consumo maior", pontua.

Atualmente, alguns bancos financiam até 90% do valor total do imóvel, dependendo da renda e análise de crédito do cliente. "Apesar dessa grave crise de sáude, as bases que trouxeram o mercado imobiliário até aqui ainda estão de pé. Não estamos falando de um bem supérfluo. As pessoas continuam necessitando de moradia. Os juros permanecem atrativos, assim como as condições para o financiamento bancário", observa Sandro.

VALOR DO IMÓVEL

A composição do preço do imóvel leva em conta diversos fatores. "O primeiro deles é o custo de construção, seguido das questões relacionadas ao terreno e valorização da área, entre outros elementos. O ambiente externo como um todo, incluindo a disposição do crédito, juros, controle da inflação e a economia, também pode interferir na escalada mais lenta do preço", frisa Sandro.

Para Francisco, o patamar histórico da Selic é interessante para aqueles que fizeram um planejamento de longo prazo. "Quem tinha uma estimativa de comprar um imóvel com a taxa a 6% ao ano e ela diminui para 2,25%, os poderes de compra, de pagamento e de negociação com o banco aumentam. Aqueles que tiverem um pouco de paciência podem ter melhores oportunidades no segundo semestre também. É uma decisão que exige muita consciência financeira."

TIRE SUAS DÚVIDAS

01. A Selic é a taxa básica de juros da economia.
02. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.
03. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
04. A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.
05. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom).
06. O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC. Nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.
07. Quando o Banco Central altera a meta para a taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ela também se altera e, com isso, o custo da captação dos bancos muda.
08. Uma redução da taxa Selic, por exemplo, diminui o custo de captação dos bancos, que tendem a emprestar com juros menores.




Fonte: A Gazeta

Outras Notícias

O Governo Federal lançou uma nova linha de crédito habitacional voltada para Profissionais da Segurança Pública

É uma iniciativa do Governo Federal que contempla profissionais da segurança pública para aquisição da casa pr&oacu...

Valorização patrimonial dos imóveis atingiu R$ 1,5 tri em um ano

Por Luiz Antônio França* A evolução do preço dos imóveis está sendo responsável por elevar d...

Região de Campo Grande tem valorização de 46% no preço de imóveis em um ano; veja o raio-x imobiliário

O preço médio de venda dos imóveis residenciais apresentou alta de 4,83%, em média, em Campo Grande, nos últimos 12...

Investimento no mercado imobiliário: sempre um bom negócio

As incertezas causadas pelo novo coronavírus geraram uma crise nos mais diferentes setores. No entanto, as empresas do mercado imobiliár...

Financiamento imobiliário cresce 74,7% em agosto de 2020, diz associação

Os financiamentos imobiliários chegaram a R$ 11,7 bilhões em agosto de 2020, um aumento de 74,4% em relação ao mesmo m&eci...

Quer ganhar dinheiro investindo no mercado imobiliário? Só se for agora!

Muita gente me pergunta sobre o porquê de os especialistas apontarem o mercado imobiliário como uma atrativa e segura forma de investimen...

Mercado imobiliário pós-pandemia: o que esperar do setor nos próximos meses

Ainda não é possível mensurar quais serão os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia brasileira e no m...

Taxa Selic cai para 2% ao ano, o menor patamar da história

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu nesta 4ª feira (5.ago.2020) cortar a taxa básica de juros, a Selic, em ...

Vendas de imóveis residenciais novos mostram recuperação em junho

As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo mostraram recuperação em junho, de acordo com pesquisa divu...

Mesmo com trabalho remoto, a praticidade de morar perto do emprego ainda será levada em conta durante a compra de um imóvel, avaliam especialistas do setor

A pandemia vai passar e o que ficará serão as mudanças comportamentais trazidas por ela. A valorização da qualidade...

Confiança, credibilidade e qualidade no atendimento

Estamos à sua disposição!

entre em contato