28/02/2016 - Especula-se que um novo montante para o FGTS Pró-Cotista seja anunciado em março de 2016
Na presente data, a Caixa não dispõe de novos recursos para alimentação do sistema, a não ser que o conselho curador do fundo libere novos valores futuramente. Especula-se que um novo montante para o FGTS Pró-Cotista seja anunciado em março de 2016, porém nada concreto. Mas existe uma luz no fim do túnel.
Neste mês, o governo adotou uma medida que poderá estimular os bancos a oferecerem mais crédito imobiliário. O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu uma resolução que permite uma melhor gestão das carteiras de crédito imobiliário dos bancos.
Os bancos ganharam um prazo de 12 meses para aplicar recursos de poupança no crédito imobiliário, quando venderem parte da carteira imobiliária.
Legalmente, os bancos são obrigados a destinar 65% do saldo médio dos depósitos de poupança para o crédito imobiliário. Quando não existe cumprimento desse percentual, os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central o montante equivalente que não foi aplicado em financiamentos imobiliários. Ao vender parte da carteira imobiliária, o valor cedido tinha que ser total e imediatamente deduzido do saldo de operações de financiamentos imobiliários consideradas para efeito de verificação do cumprimento das exigibilidades de aplicação da poupança.
Com a nova regra, em vez de recolher o dinheiro ao Banco Central e assim ter menos dinheiro para conceder crédito, os bancos têm um prazo para obter novos recursos e aplicar nos financiamentos imobiliários.
Outra anúncio importante é que o governo está usando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para comprar Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) em meio a receios sobre a capacidade de financiamento com recursos da poupança. O fundo deverá comprar o volume recorde de R$ 10 bilhões em CRI em 2016.
Confidencialmente fomos informados que com a implantação de tais medidas, a diretoria da Caixa já estuda rever o aumento do percentual de financiamento imobiliário, reduzido anteriormente para 50% em 04 de maio de 2015. O banco estuda anunciar suas novas condições de financiamento antes do lançamento do Feirão da Casa Própria deste ano. Não existe ainda um patamar definido, mas a promessa é de revisão do percentual, podendo chegar novamente a 90% do valor do imóvel para algumas linhas de crédito.
Tal medida selaria um novo patamar de financiamento para o País. É notório que todos os bancos se retraíram após o anúncio da Caixa em 04 de maio de 2015. Com o seu retorno para o setor de financiamento, um novo paradigma seria definido entre as instituições, uma vez que a Caixa se tornou o grande termômetro financiador nos últimos anos.
Entenda a importância da Poupança para o mercado imobiliário brasileiro
As cadernetas de poupança são o investimento mais tradicional do Brasil e oferecidas a pessoas físicas e jurídicas por bancos públicos e privados através de contas bancárias chamadas de conta poupança. Dessa forma, os valores depositados na conta poupança são aplicados automaticamente na caderneta de poupança, e possuem liquidez diária e sofrem remunerações mensais de acordo com as determinações feitas pela legislação brasileira.
Ano após ano, a queridinha dos brasileiros não sai de moda. Dezenas de gerações depositaram seus recursos na poupança e ajudaram a transformar a história do Brasil. Nos últimos 10 anos, a caderneta alimentou aquisições e construções, tornando-se o principal funding (fundo) de financiamento imobiliário.
Fonte: http://www.resimob.com.br/caixa-estuda-aumentar-percentuais-de-financiamento/